Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Friale prevê chuvas diárias até domingo, mas não vê condições para enchentes alarmantes 2y144v

Friale prevê chuvas diárias até domingo, mas não vê condições para enchentes alarmantes

Foto: Anne Nascimento 1p3l3g

Deve chover todos os dias até o domingo, 16. Pelo menos, esta é a previsão do pesquisador climático Davi Friale, disponíveis no site O Tempo Aqui. Segundo Friale, a elevada umidade do ar, originária no oceano Atlântico, vai continuar provocando chuvas diárias, na maioria das vezes, pontuais e ageiras, mas que, em algumas áreas, podem ser fortes e um pouco mais prolongadas.

Friale insiste, ainda, que, no Acre, não há tendência a volumes expressivos de chuva em um único dia. “Porém, ao longo da semana, num acumulado de sete dias, poderão ser registrados entre 70 e 140mm, em alguns municípios. As temperaturas máximas diárias, no Acre, estarão oscilando, em média, entre 28 e 32ºC, enquanto as mínimas, entre 21 e 24ºC”, reiterou.

A única mudança, ainda de acordo com Friale, está relacionado aos ventos. “Que estarão, predominantemente, soprando, entre fracos e calmos, da direção sudeste e variações do sul e de leste”, reforça.

Ainda segundo Friale, não há tendência para enchentes de proporções alarmantes no Acre. “A probabilidade de ocorrência de transbordamentos como os de 2024 e 2015 é praticamente nula, tendo em vista que as condições atmosféricas e oceânicas não sinalizam chuvas intensas e prolongadas, porém, é prudente ficar atento para eventuais alterações bruscas, embora pouco prováveis, no comportamento da atmosfera”, esclarece, acrescentando que, no entanto, o perigo está nos córregos e igarapés. “Que podem transbordar repentinamente e causar sérios transtornos aos moradores”.

O pesquisador afirma que, em Rio Branco, o nível do Rio Acre deverá chegar a 14, 50 metros; após, irá estabilizar e começar a baixar lentamente durante a semana. “O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, nesta segunda-feira, 10, estava estabilizado em 13,50 metros, com tendência a começar a baixar lentamente nos próximos dias. Em Sena Madureira, o Rio Iaco marcava 14 metros nesta segunda-feira, 10, com tendência a baixar”, finalizou.

Sair da versão mobile